Minha Próstata está inchada! O que tem de mais moderno para operar?
Olá a pessoal! Hoje gostaria de falar sobre hiperplasia prostática benigna (HPB), a famosa “próstata inchada” ou “próstata aumentada”, uma condição comum em homens com mais de 50 anos. A HPB ocorre quando a próstata aumenta de tamanho e pode causar sintomas como dificuldade para urinar, jato fraco e interrupções no fluxo de urina.
Estudos mostram que cerca de 50% dos homens com mais de 50 anos apresentam sintomas moderados a graves de HPB. A prevalência da doença aumenta com a idade, e cerca de 90% dos homens com mais de 80 anos apresentam sintomas de HPB. Além disso, a HPB é responsável por cerca de 25% dos casos de retenção urinária aguda e aproximadamente 10% dos casos de insuficiência renal.
Para aqueles pacientes que precisam de cirurgia, a enucleação prostática, também conhecida como HOLEP, é uma opção eficaz e segura.
De acordo com estudos científicos, a HOLEP tem mostrado taxas de sucesso significativas na melhora dos sintomas da HPB. Uma revisão sistemática envolvendo mais de 1.000 pacientes, publicada no “Journal of Urology” em 2018, comparou a eficácia da HOLEP com outras técnicas cirúrgicas para tratar a HPB. Os resultados mostraram que a HOLEP foi tão eficaz quanto outras técnicas, com taxas de sucesso em torno de 85-90% na melhora dos sintomas da HPB. Além disso, a taxa de complicações foi semelhante entre as diferentes técnicas cirúrgicas, incluindo a HOLEP. Além disso, uma meta-análise de seis estudos publicada no “World Journal of Urology” em 2017, comparou a HOLEP com a RTU de próstata (a famosa “raspagem da próstata” e encontrou resultados interessantes. A taxa de sangramento foi significativamente mais baixa na HOLEP em comparação com a TURP, com uma taxa média de 2,5% contra 6,7%, respectivamente. Além disso, a necessidade de ter que passar uma sonda vesical por retenção urinária no pós operatório foi significativamente menor na HOLEP, com uma taxa média de 2,5 dias contra 4,3 dias para a RTU.
A técnica HOLEP é realizada usando instrumentos endoscópicos, o que resulta em incisões mínimas e recuperação mais rápida em comparação com outras técnicas cirúrgicas.
Em resumo, a HOLEP é uma opção eficaz e segura para pacientes com HPB que precisam de cirurgia. Com taxas de sucesso e complicações semelhantes a outras técnicas cirúrgicas, a HOLEP é uma opção atraente para aqueles procurando alívio dos sintomas da HPB.