Tumor De Bexiga
Os principais sintomas dessa doença incluem presença de sangue na urina, o que faz ela ficar rosa ou vermelha, dor nas laterais das costas ou acima da região púbica e dor ao urinar, urinar com frequência ou vazar urina. O tratamento dessa condição pode variar de acordo com o grau de evolução do tumor de bexiga. Confira uma das principais terapêuticas utilizadas.

RTU de bexiga
A ressecção transuretral de bexiga é um dos tratamentos utilizados para o tratamento do câncer de bexiga. Essa intervenção consiste na realização de uma raspagem no tumor através de um aparelho que chega até o local através da uretra, não necessitando, assim, de cortes durante a operação.
Essa terapêutica é sempre o primeiro passo, pois é ela que vai mandar o material retirado para biópsia para termos um diagnóstico preciso da profundidade do tumor. Caso a lesão seja “superficial”, ou seja, não tenha acometido a camada muscular da bexiga, a RTU de bexiga além de ter dado o diagnóstico já foi o tratamento da doença.
Caso a lesão diagnosticada seja “invasiva”, ou seja, acometa a camada muscular, o paciente precisará de tratamentos mais complexos, como a cistectomia (retirada completa da bexiga) em casos individualizados.
Após o procedimento, o paciente pode utilizar uma sonda temporária para drenagem do sangue na região. Além disso, é preciso manter um acompanhamento regular com o seu médico para observar o retorno ou não desse câncer.

Dr. Matheus Amaral
Agende sua consulta!